Neste último dia da WebSummit começámos por ouvir David Chaum, inventor dinheiro eletrónico, Chris Burniske, coautor do recente livro “Cryptoassets” e Joseph Lubin, cofundador da empresa Ethereum. Os 3 juntaram-se no Center Stage para falar sobre a moeda virtual, que ainda está nos seus primórdios de existência e todos concordam que o “hype” vivido à volta destas criptomoedas se deve ao facto de não terem uma regulamentação, acreditando até que seja ele o responsável, por exemplo, pela valorização dos preços da bitcoin. A opinião de que tudo o que envolve este tema vai crescer nos próximos anos foi unânime.

Entre o Center Stage e os pavilhões da FIL, figurou um pequeno palco chamado “Q+A” onde os participantes da cimeira tinham a oportunidade de fazer perguntas a quem lá estivesse durante intervalos de 20 minutos. Vestido com um casaco azul da NASA, o astronauta Mike Massimino subiu a este palco e falou de sonhos. O norte-americano afirmou que trabalhou com pessoas das mais variadas tanto em terra como no espaço, e que se alguém se quiser tornar um astronauta não precisa de ingressar numa área diretamente relacionada com o espaço, mas deve estudar na área das “STEM” (acrónimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para além disto afirmou que é necessário ser persistente, logo a começar pela candidatura a este tipo de programas, visto que ele próprio apenas entrou à 4ª tentativa. Massimino afirma ainda que há muito para descobrir no espaço e que apesar de gostar muito do que faz, não trocaria a vida na Terra pela vida em nenhum outro planeta.

No Center Stage e com um tema menos relacionado com as tecnologias, tivemos a oportunidade de ouvir Caitlyn Jenner falar sobre a “definição de género”, os direitos da comunidade LGBT e contar um pouco da sua história. Caitlyn Jenner foi conhecida até Abril de 2015 como Bruce Jenner. Nesta data revelou-se à sociedade como mulher, o que gerou uma grande onda de polémica e atualmente é uma defensora ativa dos direitos LGBT. É de opinião que de todos os géneros, os transgéneros são os mais incompreendidos. Um momento alto do seu discurso foi quando a própria disse que os 4 lemas da sua vida são: Gamble (apostem na melhor oportunidade da vossa vida), Cheat (enganem quem vos quer mal e rodeiem-se de quem vos faz bem), Lie (deitem-se nos braços de quem vos ama e nunca tomem esse amor por garantido) e Steal (roubem cada momento de felicidade).

Tivemos também a oportunidade de ouvir a modelo portuguesa Sara Sampaio e a atriz norte-americana Rosario Dawson falar sobre o crescendo de celebridades ativistas. Rosario contou a sua historia, sendo descendente de uma mãe Porto-Riquenha, sempre viu a sua mãe lutar pelos seus direitos e quando a fama surgiu, viu-a como uma oportunidade de falar por quem não é ouvido e defender os mais frágeis. Sara aproveitou a oportunidade para falar do “abuso” que sofreu o mês passado, que publicou fotos suas sem autorização e após terem dito que não o iam fazer. Ambas falaram acerca dos abusos e assédio na indústria cinematográfica e concordaram que as vítimas devem denunciar todos os casos para que seja feita justiça.

A equipa do NEETI reservou ainda um pouco da sua tarde para se dirigir às empresas mais relacionadas com a área de atuação do curso de Engenharia de Telecomunicações e Informática que estiveram presentes nos pavilhões da FIL, com o objetivo de criar novas parcerias e reforçar as existentes.

De regresso ao Center Stage, onde estava a ser apresentada a ideia vencedora do concurso de Pitch – a Lifeina, que consiste num pequeno frigorífico portátil para transportar medicamentos facilmente e de maneira segura para quem os tem de tomar diariamente e com regularidade – rapidamente se percebeu que um dos momentos do dia estava prestes a começar, tal não era a agitação provocada pela afluência de pessoas que se estavam a dirigir para este recinto.

Al Gore, ex-candidato à presidência dos Estados Unidos da América e antigo Nobel da Paz, foi recebido com muito entusiasmo por um Altice Arena a rebentar de pessoas pelas costuras e rapidamente o tema das alterações climáticas surgiu, não fosse o norte-americano ativista e investidor pelo clima. Afirmou que o seu país esta a unir esforços cumprir o seu papel, apesar de Donald Trump, no que toca ao cumprimento acordo climático de Paris e recrutou todos presentes para o ajudar a salvar o Planeta: “Podemos mudar? Claro que sim. Vamos mudar? Bem, não estou aqui para vos entreter mas sim para vos recrutar para serem parte da solução para a crise climática. Podemos resolve-la e, com a vossa ajuda, vamos resolvê-la”.

Antes de se encerrar o WebSummit 2018, Marcelo Rebelo de Sousa subiu ao palco para agradecer a todos os que fizeram parte e ajudaram na organização do evento, dando-lhes os parabéns e mostrando-se orgulhoso dos portugueses. Nem todos os sentimentos foram de alegria, visto que o Presidente da Republica se mostrou preocupado com alguns políticos a nível mundial e as suas atitudes, mas terminou esperançado em poder prolongar este “contrato” com a maior cimeira tecnológica a nível mundial, “porque nós (Portugal) merecemos”.

Da parte da equipa do NEETI foi uma grande experiência ter feito parte deste evento e ter tido a oportunidade de fazer chegar um pouco do mesmo a quem não pôde estar presente, pois foi em parte esse o objetivo que nos levou pelo 2º ano consecutivo a lutar por conseguir marcar presença enquanto núcleo de estudantes. Esperemos que nos tenham acompanhado nas nossas redes sociais ou através deste blog e estaremos contactáveis através dos mesmos meios para esclarecimentos adicionais acerca da nossa experiência na WebSummit 2018.

DAY-THREE-PART-TWO

Fotografia © André Nobre

9 November 2017; Al Gore, Chairman, Generation Investment Management, on Centre Stage during day three of Web Summit 2017 at Altice Arena in Lisbon. Photo by David Fitzgerald/Web Summit via Sportsfile

Fotografia © David Fitzgerald 

DAY-THREE-PART-TWO_2

Fotografia © André Nobre

DAY-THREE-PART-TWO_3

Fotografia © André Nobre